Antes de viajar, Lula disse que um dos objetivos do encontro será buscar uma posição conjunta de países que compõem a Amazônia sul-americana a respeito das questões ambientais, para apresentá-la durante a 28ª Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP28), que se realizará em Dubai, nos Emirados Árabes, em novembro.
Prioridade para a Amazônia
Ao tomar posse do seu terceiro mandato, em janeiro passado, Lula afirmou que pretende recuperar a OTCA, para que os países amazônicos planejem um novo sistema coordenado, não só para a proteção ambiental mas também para estabelecer o uso racional dos recursos naturais da Amazônia e a promoção do desenvolvimento sustentável dos povoados locais.
Em suas redes sociais, o presidente brasileiro disse que sua reunião com Petro servirá para “debater uma agenda de desenvolvimento sustentável para a região e preparar a Cúpula da Amazônia”.
A Amazônia vem sendo uma das prioridades da agenda brasileira desde o início do atual governo. Antes de tomar posse, Lula participou da Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP), realizada em novembro passado, no Egito e prometeu uma mudança total nas políticas ambientais brasileiras, em comparação ao realizado por seu antecessor, o líder de extrema direita Jair Bolsonaro, negacionista das mudanças climáticas.
Além disso, o Brasil também se organiza para sediar a edição de número 30 da COP, que acontecerá em novembro de 2025, também na cidade de Belém do Pará.
Com informações da Agência Brasil.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.