Paciente ferido é retirado à força por homens armados de hospital de MSF no Haiti



Na noite de ontem (6/7), aproximadamente 20 homens armados entraram violentamente no hospital de Médicos Sem Fronteiras (MSF) de Tabarre, na capital haitiana, Porto Príncipe, para retirar à força um paciente com ferimentos à bala que ainda estava na sala de cirurgia. MSF condena veementemente essa incursão, que demonstra mais uma vez o nível sem precedentes de violência em Porto Príncipe atualmente. Todas as atividades de tratamento de trauma e queimaduras no hospital de Tabarre estão atualmente suspensas devido ao incidente. 

Na noite de 6 de julho, um paciente com ferimentos à bala chegou ao hospital e foi rapidamente internado devido à gravidade dos ferimentos. Enquanto ele ainda estava na sala de cirurgia, dois homens chegaram ao hospital, fingindo um quadro de emergência com risco de morte. Quando o portão do hospital foi aberto, cerca de vinte homens armados e mascarados invadiram a unidade de saúde para apreender o paciente ferido, que foi levado pelo grupo. 

“Como nós, profissionais de saúde, podemos continuar prestando cuidados neste ambiente?”, disse Mahaman Bachard Iro, coordenador-geral dos projetos de MSF no Haiti. “Devemos, primeiro, entender o que aconteceu e dar algum descanso à nossa equipe médica afetada porque esses homens ameaçaram matá-los [os profissionais de saúde]. Por isso, decidimos suspender nossas atividades por enquanto, a fim de avaliar as condições para uma possível retomada”. 

Uma série de incidentes de segurança que afetam as equipes médicas de MSF continua a desafiar a presença da organização e suas operações. A equipe médica, que trabalha diariamente para ajudar a salvar vidas, está perplexa com essa violência e com o desprezo demonstrado por esses grupos armados em relação aos profissionais de saúde. 

Em outros lugares da região metropolitana de Porto Príncipe, MSF precisou fechar temporariamente o hospital Drouillard, em abril de 2022, fechar permanentemente as portas de seu centro de emergência em Martissant, em junho de 2021, e suspender o apoio ao hospital Raoul Pierre Louis em Carrefour, em janeiro de 2023, por razões de segurança. 

MSF pede mais uma vez às várias partes envolvidas nos conflitos em Porto Príncipe que respeitem as instalações médicas para que possam continuar funcionando. MSF continua determinada a apoiar a população haitiana, as principais vítimas da grave deterioração da situação de segurança do país nos últimos anos. À exceção das atividades no hospital de Tabarre, MSF continua seus projetos médicos no Haiti. 

Em 2022, as equipes de MSF no Haiti, em colaboração com o Ministério da Saúde, realizaram mais de 4.600 cirurgias, 34.200 consultas de emergência e 17.800 consultas em clínicas móveis. Os profissionais de MSF no país também trataram 2.600 pessoas com ferimentos a bala, 370 pessoas com queimaduras e 2.300 sobreviventes de violência sexual. Além disso, MSF forneceu atendimento durante 700 partos

Concertos de Inverno JB FM apresenta o encontro do Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica com o cantor Jorge Vercillo numa homenagem a Milton Nascimento

Felipe Massa faz quinto tempo no treino livre e tem dia positivo em Interlagos

Piloto da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team já havia sido o mais rápido no shakedown

Instituto Combustível Legal reforça riscos de aplicação do metanol em adulteração de gasolina e etanol no sudeste, sul e nordeste do Brasil

O Instituto Combustível Legal (ICL) reforça sua preocupação com uma nova onda de uso do metanol em combustíveis que pode ser encontrada nas regiões sudeste, sul e nordeste do país. Cabe esclarecer que a comercialização deste produto é proibida por lei em virtude de sua toxicidade. A legislação entende que o metanol é insumo, e…

Itaboraí pode ganhar título de Cidade de Relevância Paleontológica Estadual

Projeto do deputado Guilherme Delaroli visa valorizar o Parque de São José de Itaboraí, área rica em flora e fauna fóssil e mineral

Zona Norte do Rio de Janeiro recebe exposição com curadoria de Clarissa Diniz

NONADA ZN abre a segunda parte do processo de ocupação e criação das artistas Iah Bahia, Loren Minzú, Siwaju Lima no espaço da antiga fábrica de lingeries Marilan, na Penha, Rio de Janeiro.

Prime Video Divulga o Trailer Oficial de Vermelho, Branco e Sangue Azul

Baseado no best-seller homônimo, o filme estreia globalmente no streaming em 11 de agosto

Marina Lima e Fernanda Abreu celebram os 25 anos do Festival MADA

Vinte anos depois, Fernanda Abreu retorna aos palcos do MADA ao lado de Marina Lima, que estreia no festival

Programação do Museu das Favelas celebra mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Entre os destaques, a ativação expositiva na primeira convenção nerd das quebradas, PerifaCon, e a estreia virtual da “Ocupação Manifesto: Favela-Raíz” – agora, pessoas de todo o mundo poderão acessar a mostra por meio da plataforma Google Arts and Culture

O Espaço Agro e sua importância para a Expo Itaguaí

Que a Expo Itaguaí é a maior Festa Country do Estado, todos já sabem. Mas em 1993, o evento começou para incentivar o mercado agropecuário da Cidade e tomou proporções maiores a cada ano.  Com a herança trazida dos Japoneses (nossos primeiros imigrantes), junto à terra fértil que Itaguaí possui, virou o casamento de sucesso!…

Toda a estratégia do poker

Você já sabe onde está toda a estratégia do pôquer? Na tabela

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.