Os responsáveis das duas associações que tiveram disponibilidade para falar com a Inforpress, em Lisboa, contaram que todos os anos tentam fazer alguma atividade que marque o 05 de Julho, dia da independência nacional, normalmente no fim-de-semana mais perto da data, tendo em conta a sua importância.
“O 05 de Julho é um marco mais importante na vida de Cabo Verde, independentemente se se está dentro ou fora do país, mas, se calhar, os que vivem fora até podem viver a data com mais intensidade, porque cabo-verdiano não troca a sua cabo-verdianidade com nada, nem ninguém”, disse o presidente da Associação Maense Portugal (AMP), Carlos Frederico, conhecido por Lito Spencer.
Para ele, o cabo-verdiano tem vivido com “muita esperança e com grande otimismo no futuro”, já que o arquipélago tem dado “grandes saltos, apesar de muitas dificuldades”, muito porque o “povo cabo-verdiano não é conformista e quer sempre mais a bem de Cabo Verde”.
“O 05 de Julho é um dia de conscientização e reflexão, porque teve alguém que deu a sua vida para termos a nossa independência, ser livre e conseguir manifestar a nossa cultura e a nossa cabo-verdianidade em qualquer parte do mundo”, frisou, por sua vez, o vice-presidente da Associação Cavaleiros São Brás, José Pina, conhecido por Sinho.
Para não deixar a data passar em branco, Sinho contou que mesmo sem apoio institucional, a sua associação vai realizar dos dias 08 e 09, no bairro de Fontainha, em Cova da Moura, de onde é a associação, uma “pequena atividade cultural”.
Nos dois dias haverão atuações de batucadeiras e outros artistas locais, para além da gastronomia com restaurantes “Café Fontainhas”, “Casa dos Amigos, “Social Clube”, “Nhacu”, entre outros, com o objetivo de “promover e movimentar a economia local”.
Também a AMP vai realizar nos dias 08 e 09 de Julho, em Beja, o XI Encontro de Estudantes Maienses em Portugal, sob o lema “20 anos, tantas histórias”, que fica enquadrada nas comemorações do 05 de Julho, dia da independência nacional.
Nos dias 23, 24 e 25 de Julho, a Associação Maense em Portugal esteve a representar Cabo Verde no “IV Festival Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia”, em Coimbra, um evento que Lito Spencer classificou de “muito bom”.
Inforpress
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.