O coordenador do programa MIT-África do Massachusetts, Ari Jacobovits, manifestou esta abertura à Inforpress à saída do encontro com o Presidente da República, José Maria Neves, três meses após a visita do Chefe de Estado àquela que é considerada “renomada” instituição de ensino superior norte-americana pela “excelência e inovação” no domínio da tecnologia, investigação, engenharia e ciências espaciais.
Ari Jacobovits expressou o compromisso desta organização estudantil em Boston no sentido de avançar para um melhor engajamento com as instituições cabo-verdianas, já que a delegação que se encontra em Cabo Verde identifica-se com a 11ª ilha [diáspora], uma vez que esta região dos EUA acolhe uma vasta comunidade cabo-verdiana.
“Estamos à procura de maiores compromissos e de estabelecer maior laços de cooperação entre a comunidade cabo-verdiana em Massachusetts, Boston, com a comunidade cabo-verdiana no país, para educação, pesquisa e tecnologia”, explicitou Ari Jacobovits que se faz acompanhar nesta visita a Cabo Verde de três estudantes desta universidade norte-americana.
Nesta linha, Jacobovits disse que para além de reforçar as parcerias com as universidades cabo-verdianas no arquipélago, uma das estudantes, integrantes da comitiva, já integra a Universidade Jean Piaget, num projecto de pesquisa.
Ari Jacobovits vem ao Palácio do Platô no seguimento da reunião que o Chefe de Estado manteve, em Massachussets, com os dirigentes, líderes seniores e estudantes do MIT, aquando da sua visita ao instituto como orador principal em uma conferência internacional, organizada em Abril último, no quadro da primeira Presidência na Diáspora.
O programa MIT-África, que se insere na Iniciativa Internacional de Ciência e Tecnologia do MIT (MITSI), sediada no Centro de Estudos Internacionais do próprio instituto, em Cambridge, Massachusetts, beneficia, pela primeira vez, um país africano de língua portuguesa, depois de um intenso trabalho de interação realizado em estreita cooperação com a diáspora cabo-verdiana.
Cabo Verde é um dos oito países em África com os quais o MIT mantém programas de intercâmbio educacional e de investigação e o primeiro país lusófono em África, onde a universidade procura estabelecer uma presença através da elaboração de um Programa MIT- Cabo Verde.
O programa MIT Cabo Verde incluirá estágios, ensino e investigação, com o propósito de fortalecer as parcerias com “start-ups” e empresários locais, no intuito de desenvolver soluções inovadoras para desafios globais.
Inforpress
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.