Andebol: Portugal no Euro Feminino Sub-19 a pensar no futuro

O Euro masculino de Sub-21 de futebol, que está nas meias-finais, já ficou sem a França, eliminada 1-3 pela Ucrânia, e, também, sem Portugal derrotado 0-1 pela Inglaterra. Para os franceses, que não vencem desde 1988 a prova, as consequências não são tão grandes em relação aos portugueses que, para além de nunca terem vencido a competição, estão fora dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Os quatros apurados são a França, país anfitrião, Israel, Espanha e Ucrânia, visto que a Inglaterra, enquanto nação não pode participar nas Olimpíadas onde é a Grã-Bretanha que está presente.

No que diz respeito ao campeonato europeu sub-19 de andebol feminino oferece acessos ao mundial da modalidade que vai decorrer no próximo ano na Macedónia do Norte.

Mundial no qual Portugal já participou quatro vezes: em 1997 na Costa do Marfim, em 2003 na Macedónia do Norte, em 2014 na Croácia e em 2018 na Hungria.

 

Andebol Feminino. Imagem de Ilustração. © AFP – ATTILA KISBENEDEK

 

Voltando ao Euro Sub-19 de andebol feminino, que vai decorrer em território romeno a partir desta quinta-feira, 6 de Julho, a Selecção Portuguesa vai participar pela décima vez na prova, integrando o Grupo B com Alemanha, Islândia e Roménia.

Antes do Europeu, Portugal esteve em França a participar no torneio das Quatro Nações que terminou com um triunfo perante a Alemanha por 34-27 e duas derrotas frente à França, por 25-31, e perante a Espanha, por 27-31. As portuguesas acabaram no terceiro lugar no torneio vencido pela França.

A RFI teve a oportunidade de falar com José António Silva, seleccionador português da selecção principal e das sub-19.

O treinador luso abordou os objectivos traçados para o campeonato da Europa, mas antes fez um balanço do torneio que decorreu em Meudon, na Região parisiense.

José António Silva, seleccionador de Portugal 03-07-2023


Igualmente em entrevista à RFI, Naíde Gonçalves, internacional portuguesa de 18 anos que actua no ABC de Braga e melhor marcadora portuguesa do torneio parisiense com 19 golos apontados, abordou o Europeu em que espera ver Portugal o mais alto possível na tabela classificativa, ela que também analisou o torneio em Paris onde os resultados não eram o mais importante.

Naíde Gonçalves, internacional portuguesa 03-07-2023


A RFI também entrevistou a melhor guarda-redes do torneio, a portuguesa Rita Guimarães.

A atleta lusa revelou-nos como surgiu a paixão pelo andebol e admitiu que ser guarda-redes não era forçosamente o que desejava.

Antes disso, Rita Guimarães, internacional portuguesa de 18 anos que actua na ARC Alpendorada, sublinhou que a equipa portuguesa tem evoluído positivamente e isso foi visível no torneio das Quatro Nações.

Rita Guimarães, internacional portuguesa 03-07-2023


De notar que a França também participa no Campeonato da Europa Sub-19 de andebol feminino, integrando o Grupo C com Hungria, Noruega e Sérvia.

Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

 

A lusofonia em destaque no andebol feminino. © AFP – JONATHAN NACKSTRAND

 

 

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.