Cabo Verde acolhe em finais de agosto as reuniões preparatórias da Cimeira dos SIDS prevista para 2024

O anúncio foi feito hoje pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, na cerimónia de empossamentos da nova embaixadora de Cabo Verde junto das Nações Unidas, do embaixador de Cabo Verde em Angola e o primeiro embaixador de Cabo Verde em Marrocos.
Trata-se do workshop interegional, que será antecedido das reuniões regionais das Caraíbas, Pacífico e Indian Ocean and South China Sea (AIS).

“No quadro dos SIDS, terão lugar as reuniões regionais das Caraíbas, Pacífico e AIS, assim como a interegional a decorrer em Cabo Verde em finais de Agosto de 2023, todas preparatórias da Cimeira dos SIDS prevista para 2024”, adiantou o ministro, no seu discurso, durante o qual desafiou a embaixadora Tânia Romualdo a reforçar o protagonismo de Cabo verde na finalização e a implementação do Índice de Vulnerabilidade Multidimensional, com atenção particular para os SIDS.

A quarta Conferência Internacional sobre os SIDS terá como objetivo avaliar a capacidade dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento de alcançar o desenvolvimento sustentável, incluindo a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Conforme informações disponíveis na página das Nações Unidas, a mesma será realizada em Antígua e Barbuda e reunirá líderes mundiais para chegar a um acordo sobre um novo e ousado programa de ação para SIDS.

“Este novo plano de dez anos se concentrará em soluções práticas e impactantes para manter o SIDS à tona e dar a seus cidadãos um futuro sustentável e seguro”, refere as Nações Unidas.

A conferência buscará apresentar iniciativas específicas e produtos concretos para enfrentar os desafios específicos dos SIDS, incluindo a crise climática, a biodiversidade e a dívida crescente.

Inforpress

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.