O Atlético está classificado para as oitavas de final da Libertadores. A vaga chegou na noite desta terça-feira (27/6), no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Em duelo pela última rodada do Grupo G, num confronto direto pela vaga com o Libertad, o Galo sabia que só não avançaria se o rival vencesse por dois ou mais gols. Assim, jogou de forma cautelosa, com o ataque pouco assustando, mas a defesa mandando bem. No fim, o empate em 1 a 1 deu ao time mineiro um lugar na próxima fase. Os gols foram na etapa final. Bareiro marcou para o time da casa, aos 15. Igor Gomes empatou sete minutos depois.
Veja aqui a tabela de classificação da Libertadores
Com o ponto que ganhou, o Galo foi aos 10 pontos, em segundo lugar no Grupo G. Já o Libertad, com sete pontos, terminou em terceiro lugar e vai para a repescagem da Copa Sul-Americana, enfrentando algum segundo colocado. A liderança ficou com o Athletico, que chegou aos 13 pontos após a vitóiria sobre o Alianza Lima, do Peru, que ficou em último, com quatro pontos.
Everson garante o empate do Galo no 1º tempo
O Atlético, ciente de que o empate valeria a classificação, jogou mais fechado, deixando com o Libertad a iniciativa dos ataques. Embora o time paraguaio tenha criado as três melhores chances, duas delas foram de fora da área: uma rente à trave de Villalba e um tiro de fora da área do zagueiro Barboza no ângulo que o goleiro Everton fez uma das grandes defesas da temporada. Apenas uma que Villalba recebeu livre pela esquerda e chutou em cima de Everson foi num erro da zaga, que esteve muito bem, com o volante Villalba ptraticamente como terceiro zagueiro.
Mas se a defesa funcionou, o setor de criação, leia-se Zaracho e Edenílson – nada fez e o ataque não estava sendo municiado. Assim, Pavón e Paulinho, mesmo buscando o jogo, não fuincionavam. O jeito foi tentar ligação direta para Hulk, totalmente anulado pela marcação paraguaia.
Libertad marca e pressiona
No segundo tempo, o Galo seguiu inoperante no ataque. E o pior: começou a vacilar na defesa. Enquanto o Libertad foi se encaixando com as mudanças, o Galo dava espaços. Roque Santa Cruz quase marcou de cabeça (nova boa defesa de Everson). E, aos 15, veio o gol paraguaio. Giménez cruzou e Bareiro, sem marcação, cabeceou para fazer 1 a 0. Justíssimo para um time que tinha 14 finalizações contra duas do Galo (e nenhuma no alvo).
Assim, sinal vermelho para o Galo. Afinal, mais um gol do Libertad e o time mineiro cairia para o terceio lugar e iria para a repescagem da Sul-Americana. Assim, pela primeira vez o Galo foi efetivo em um ataque, aos 20. Battaglia cruzou e Zaracho cabeceou para grande defesa do goleiro (ex-Vasco) Martin Silva. Aos 22, Arana cruzou e Igor Gomes concluiu para empatar o jogo. Na reta final, Libertad em cima (Everton sempre seguro), fazendo um gol bem anulado. Enfim, o Galo, ao apito do juiz, celebrou a classificação. Agora espera o sorteio para saber qual 1º colocado enfrentará nas oitavas da Libertadores.
LIBERTAD-PAR 1X1 ATLÉTICO
6ª rodada do Grupo G da Libertadores-2023
Data: 26/06/2023
Local: Estádio Defensores del Chaco, Assunção (PAR)
LIBERTAD: Martín Silva; Iván Piris, Diego Viera, Alexander Barboza e Espinoza (Giménez, no Intervalo); Riveros (Bareiro, aos 12′ do 2ºT), Diego Gómez, Lucas Sanabria, Enso González (Melgarejo, aos 12′ do 2ºT) e Villalba; Roque Santa Cruz (Oviedo, aos 27′ do 2ºT). Técnico: Daniel Garnero
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano (Sarávia, aos 44′ do 2ºT), Jemerson, Mauricio Lemos e Guilherme Arana; Battaglia, Zaracho e Edenílson; Pavón (Igor Gomes, aos 17′ do 2ºT), Paulinho (Patrick, aos 44′ do 2ºT) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Bareiro, aos 15′ do 2ºT (1-0); Igor Gomes, aos 22′ do 2ºT (1-1)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa (ARG) e Cristian Navarro (ARG).
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Cartões amarelos: Barboza. Giménez (LIB); Jemerson (ATL)
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.