Qual a seleção que nunca vai jogar Copa, mas poderia ter tido Henry

ESPN.com.br26 de jun, 2023, 05:00Leitura: 3 min.

Thierry Henry gesticula durante jogo do França na Copa do Mundo de 2010, na África do SulClive Rose / Getty Images

O terceiro dia de jogos da Copa Ouro coloca em campo uma seleção que provavelmente a maioria dos que lerão esse texto não conhece. Um time que, por melhor que seja, não disputará uma Copa do Mundo e que poderia ter tido grandes craques em seu elenco. Entre eles, Thierry Henry.

Essa é a seleção de Martinica, uma pequena ilha localizada no Caribe e que é território da França, assim como locais como Guadalupe e Guiana Francesa. Cerca de 400 mil pessoas vivem no espaço, que tem o euro como moeda corrente. E isso ajuda a explicar as restrições à equipe.

Justamente por não ser uma confederação independente, Martinica não é filiada à Fifa, o que a afasta completamente de competições organizadas pela entidade – como a Copa do Mundo. A seleção pode até disputar torneios da Concacaf, que é o caso da Copa Ouro e da Nations League.

Sua melhor participação na Copa Ouro foi em 2002, quando parou nas quartas de final, ao ser eliminado nos pênaltis pelo Canadá. Suas campanhas poderiam ser bem melhores se tivesse a possibilidade de contar com astros que, mesmo nascidos na França, possuem origens em Martinica.

Henry é o principal exemplo. A mãe do atacante nasceu em Martinica, enquanto seu pai era de Guadalupe, ambos territórios franceses. Por isso, o astro poderia, se quisesse, atuar pela seleção, mas fez a opção por defender o país de nascimento.

Na França, Henry conquistou a Copa em 1998 e foi vice em 2006, além de disputar os Mundiais de 2002 e 2010. Em clubes, fez sucesso estrondoso com as camisas de Arsenal e Barcelona, além de atuar também por Monaco, Juventus e New York Red Bulls. Hoje é comentarista, após atuar por anos como auxiliar da seleção da Bélgica.

O antigo camisa 14 não é o único. Outro atacante que poderia ter vestido a camisa de Martinica foi Nicolas Anelka, cujos pais nasceram na ilha. Com passagens por Arsenal, Real Madrid, PSG, Chelsea e outros muitos clubes, Anelka também fez carreira na seleção da França, por quem conquistou a Eurocopa de 2000 e a Copa das Confederações de 2001.

Para não dizer que os dois nunca atuaram em Martinica, eles estiveram juntos em um amistoso na ilha, em novembro 2005, quando a França venceu a Costa Rica por 3 a 2. Anelka fez o primeiro dos Bleus, enquanto coube a Henry fechar o placar.

Quem também estava nesse amistoso e possui laços com Martinica é Eric Abidal, ex-lateral-esquerdo do Barcelona e que disputou as Copas de 2006 e 2010 pela França. Seus familiares também nasceram em Martinica, mas a sua relação se restringe a isso.

O zagueiro Raphael Varane (ex-Real Madrid e atualmente no Manchester United) e o volante Axel Witsel (belga, mas com pais nascidos em Martinica) são outras estrelas que poderiam defender a seleção do país. Sem eles, Martinica segue sua vida. Longe dos holofotes e da Copa.

Onde assistir a El Salvador x Martinica?

El Salvador x Martinica terá transmissão exclusiva para assinantes Star+ a partir das 19h30 (de Brasília) deste domingo (25).

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.