Revezamento da Tocha Olímpica Paris 2024: trajeto revelado

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024 revelou nesta sexta-feira, 23 de junho, o trajeto do próximo Revezamento da Tocha Olímpica, em um lugar histórico e simbólico, a Universidade de Sorbonne, onde Pierre de Coubertin fez o discurso fundador dos Jogos Olímpicos Modernos. A jornada começa em 16 de abril de 2024, em Olímpia, com a chegada da chama Olímpica a Marselha em 8 de maio vinda de Atenas, na Grécia.

A jornada de 68 dias então começa oficialmente por 64 territórios franceses, pelas mãos de 10 mil pessoas, visitando alguns dos locais mais icônicos e históricos da nação anfitriã.

Organizado em colaboração próxima com os territórios envolvidos no Revezamento e seus Parceiros por mais de dois mess, o trajeto do Revezamento da Tocha Olímpica será uma grande viagem pela França, engajando a população local e criando empolgação para a chegada dos Jogos.

Também chamada de “Revezamentos dos Precursores”, a iniciativa destacará a beleza e a diversidade da França – sua história, panoramas excepcionais, experiência, tradições, talentos, criadores e inovadores – e anunciará o retorno dos Jogos Olímpicos de Verão à França nada menos que cem anos após sediá-los pela última vez.

“Hoje temos orgulho de revelar o trajeto do Revezamento da Tocha Olímpica, que será mais do que uma volta pela França em 68 dias. Ele mostrará a incrível diversidade do nosso país: patrimônio, paisagens, museus, artes cênicas… e, claro, seus habitantes!”, comentou Tony Estanguet, Presidente de Paris 2024.

“[O Revezamento] é espetacular, queremos fazer as pessoas sonharem. Queremos mostrar uma França que brilha. Temos a sorte de sermos apoiados por todas as regiões. É muito importante celebrar o esporte em todo o país”, acrescentou Estanguet.

Amélie Oudéa-Castera, Ministra do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, disse: “Será lindo! Por meses e anos, as coletividades locais estão muito envolvidas na organização dos Jogos, que acontecem em sete regiões e 11 departamentos. São os Jogos mais descentralizados da história. Foi importante ter territórios ultramarinos cobertos, essa parte do revezamento será linda.”

Revezamento da Tocha destaca história e natureza da França

O Revezamento da Tocha Olímpica será uma oportunidade de entrar a fundo na história da França.

A Chama Olímpica visitará Lascaux (sudoeste da França), onde é possível encontrar pinturas pré-históricas nas paredes de cavernas, a fortaleza medieval de Carcassone (Occitânia), o Palácio de Versalhes e os Castelos do Vale do Loire.

Ela também iluminará obras-primas da arquitetura como igrejas e abadias, entre elas a emblemática Mont-Saint-Michel, na Normandia.

Ao longo de sua jornada, o Revezamento da Tocha Olímpica vai destacar algumas das principais figuras que serviram de inspiração e contribuíram para a cultura francesa:

  • Joana d’Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos, em Orléans (130km ao sul de Paris)
  • Robert Schuman, um dos fundadores das Comunidades Europeias e do Conselho da Europa, em Scy-Chazelles (leste da França)
  • Charles de Gaulle, líder da França Livre durante a Segunda Guerra Mundial e presidente francês entre 1959 e 1969, em Colombey-les-Deux-Eglises (leste)
  • Edith Piaf, cantora, em Paris
  • George Sand, autor, em Nohant-Vic (centro)

O Revezamento da Tocha Olímpica também apresenta uma oportunidade única de mostrar a incrível biodiversidade da França. Os mares e oceanos não serão esquecidos com a chegada da chama ao país via Mar Mediterrâneo, no emblemático navio de três mastros Belém, de propriedade da Fundação Caisse d’Epargne.

A Chama Olímpica também cruzará o Oceano Atlântico no veleiro de corrida de longa distância Banque Populaire XI, da classe Ultime, bem como os oceanos Índico e Pacífico, para o chamado “Revezamento dos Oceanos”, que chegará a cinco territórios ultramarinos: Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Polinésia Francesa e Reunião.

Percurso também destaca a experiência e as emoções do esporte na França

O Revezamento da Tocha Olímpica percorrerá os vinhedos mais famosos e conceituados do país, como Saint-Emilion (Bordeaux), Chablis (Borgonha) e Layon (Loire), celebrando regiões e gastronomia de renome mundial. O Viaduto de Millau (sul da França), um feito da engenharia civil, também receberá a chama, que percorrerá 7 mil km até o Centro Espacial Kourou, na Guiana, símbolo da excelência aeroespacial francesa e europeia.

Ao longo do percurso, federações e clubes formarão revezamentos em grupo para homenagear seu esporte surfando nas ondas de Biarritz (sudoeste da França) e Teahupo’o (Tahiti) e subindo o Mont Ventoux, a lendária escalada de ciclismo nos Alpes franceses.

O Revezamento da Tocha passará por alguns locais de competição dos Jogos Paris 2024, como Roland Garros, na quadra Simonne-Mathieu, bem como o Centro Aquático Olímpico, em Saint-Denis, e o Stade Yves-du-Manoir, em Colombes.

Até 30 de junho, membros do Club Paris 2024 podem indicar uma pessoa que se enquadre nos critérios de seleção – 500 terão a sorte de serem escolhidas para levar a emblemática Tocha Olímpica. Visite https://www.paris2024.org/en/torchbearers/ (link em inglês) para saber mais sobre a participação no Revezamento da Tocha Olímpica.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.