Portugal assina melhor entrada desde o Euro’96 – Euro 2024

Foi preciso esperar 29 anos para Portugal abrir com 3 vitórias uma qualificação



• Foto: Diogo Pinto / FPF



Portugal segue imparável nesta fase de apuramento para o Euro’2024. A equipa das quinas somou o terceiro triunfo consecutivo e para se encontrar um arranque como este é preciso recuar 29 anos, quando a Seleção Nacional iniciou com o pé direito a qualificação para o Euro’96.

A caminhada para o Europeu cuja fase final se disputou em Inglaterra, e que marcaria o regresso de Portugal às grandes competições, 10 anos depois da participação do Mundial’86, no México, começou com triunfos. Em setembro de 1994, Portugal venceu 2-1 na Irlanda do Norte e logo de seguida 3-1 na Letónia. Dois meses depois voltou a ganhar, 1-0 na receção à Áustria, e conseguiu ainda um quarto triunfo: 8-0 ao Liechtenstein, em dezembro desse ano. A série foi interrompida em abril de 1995 na visita à República da Irlanda, com derrota por 1-0.

Assim, Portugal igualou essa série de três vitórias e para superar o melhor registo em três décadas precisa agora de ganhar dois jogos. Se vencer na visita à Islândia, na próxima 3ª feira, iguala a série da equipa orientada por António Oliveira em 1994, ficando depois com hipótese de superar esse registo se vencer na deslocação à Eslováquia, a 8 de setembro e, já agora, três dias depois joga em casa com o Luxemburgo. Claro que pode parecer exagero estar já a apontar para uma partida marcada para daqui a três meses, mas faz algum sentido se olharmos para os números de Roberto Martínez.



Os arranques da Seleção


Selecionador imaculado

Passando da equipa para o treinador, o recorde é ainda mais impressionante pois é mesmo perfeito. Em 13 jogos de fases de apuramento para campeonatos da Europa o selecionador nacional ganhou sempre e com uma diferença de golos assustadora: 53 golos marcados e apenas 3 sofridos. Os primeiros 10 jogos desta série foram ainda no comando da seleção da Bélgica.



Portugal segue imparável nesta fase de apuramento para o Euro’2024. A equipa das quinas somou o terceiro triunfo consecutivo e para se encontrar um arranque como este é preciso recuar 29 anos, quando a Seleção Nacional …




Por Miguel Amaro




Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.