Yanã estreia casa nova com atrações artísticas diversas e novidades no cardápio

O Yanã está de casa nova e prepara uma agenda especial para a sua reabertura em um novo endereço, entre os dias 8 e 12 de junho. O espaço cultural e gastronômico, que estava funcionando no Prado, está agora no bairro Floresta, com novidades no cardápio e com uma agenda cultural mais ampla. Localizado agora na Avenida Francisco Sales, 127, mais que um restaurante e bar, o Yanã abraça a cultura e segue sua proposta de fortalecer a produção artística de mulheres e pessoas LGBTQIA+ na cidade. A semana de abertura contará com apresentações de nomes como Iza Sabino, destaque na cena do rap em Minas, samba com Grupo Teresa, Festa Date  e Amandona. 

Idealizado por Carol Pacheco e inaugurado em junho de 2019, o Yanã se tornou referência de espaço para mulheres e pessoas LGBTQIA+ da cidade. O espaço foi criado com a proposta de ser um fomentador do feminismo de forma prática: sendo todo conduzido por mulheres. O local é hoje uma referência na promoção e valorização de artistas LGBTQIA + e se tornou um importante ponto de encontro na cidade. 

“Contamos agora com uma casa maior, onde manteremos a pegada intimista do quintal, com árvores, áreas abertas e cobertas, e o plus de termos atendimento com mesas na calçada. Nossa ideia é investir ainda mais no potencial cultural do Yanã, estreitando nossa relação com as artes. A partir de agora teremos uma agenda de samba aos domingos e pocket shows com artistas locais. A casa nova também terá graffitis da artista visual Kawany Tamoyos, além dos quadros de Daphne Cunha que já compõem o visual do espaço”, explica Carol. O Yanã também terá nova dinâmica de funcionamento, abrindo de quarta a domingo, com horários de quarta a sexta, das 18h às 00h, aos sábados das 12h às 00h e aos domingos das 12h às 22h.

Novidades no cardápio

O bar e restaurante oferece uma carta de drinks autorais e cardápio voltado para a culinária mineira assinado pela proprietária Carol Pacheco e a chef Sophia de Jesus. Entre as novidades estão novos pratos de almoço, que serão servidos aos sábados e domingos, com destaque para Bôfe Yanã, uma versão amineirada do clássico boeuf bourguignon que leva além de vinho, licor de jabuticaba, com acompanhamento de pure de batata e agrião,  e também o Angu à Mineira,  onde o angu além do tradicional fubá leva também milho verde com acompanhamento de molho de picadinhos suínos, queijo canastra e folha de mostarda. 

Os tradicionais petiscos autorais da casa permanecem no cardápio, como o Pagu o croquete de costelinha, e entram também em tábuas especiais com mix de carnes, mandioca, batatas, tudo para ser compartilhado. Para os veganos a novidade é a isca de palmito pupunha. Os carnívoros terão uma diversidade de porções com alcatra, linguiça, torresmo e iscas de frango e tilápia.

Já a carta de drinks será mais enxuta, reunindo os melhores e mais celebrados drinks da casa desenvolvidos pela mixologista Jezebel, além de quatro novas opções, entre elas o drink Aconchego especial para o inverno, que leva whisky Jameson e chocolate quente, e também a inserção dos clássicos Clericot e Sangria servidos na jarra.

Programação especial de reabertura

A reabertura será na quinta-feira, dia 8 de junho, a partir das 14h, com shows da rapper mineira Iza Sabino, da cantora Débora Ventura acompanhada da percussionista Izabella Figueira e da guitarrista Verônica Zanella, e com discotecagem de DJ Camis. O destaque do dia será o pocket show de Iza Sabino com seu novo trabalho “Amar dói”, com selo da Quadrilha, além de outros sucessos da carreira. 

Em atividade na cena hip hop desde 2014, Iza Sabino busca empoderar e trazer à tona a vivência das mulheres negras e da comunidade LGBTQIA+ em suas músicas. Seu novo trabalho é mais intimista, com uma sonoridade com forte influência do soul music. Nele, a artista registra em letras românticas a diversidade do amor livre de rótulos e gêneros. Iza Sabino é um dos nomes de destaque que desponta no Hip Hop mineiro, e além de cantora e compositora atua como beatmaker e produtora musical.  Com quatro trabalhos lançados, entre discos e EPs, ela reúne parcerias com diversos artistas como Djonga, FBC, Tasha e Tracie, Bivolt, Coyote Beatz, N.I.N.A., The Shary, Mc Laranjinha, Mc Anjinho, Pejota, SMU, Paige e X sem peita, MC Anjim, VHOOR e D.AN.V.. 

Na sexta-feira, dia 9, o som fica por conta da Festa Date com show de Max Souza e participação de Mac Julia, Sarah Guedes e Tamara Franklin, DJ Linguini, a partir das 17h. A Festa Date traz a proposta de construir um espaço onde a diversidade e o afeto sejam celebrados, compartilhados e propagados através de diferentes e afáveis encontros. Sejam eles entre amigos ou amores. A trilha sonora traz o R&B, afrobeat, dancehall, brasilidades e neosoul, construindo uma atmosfera íntima e leve, perfeita para acompanhar uma boa prosa, um bom drink e comidas deliciosas.

Já o sábado à tarde, dia 10, será de muito samba com o Grupo Teresa, formado por Natália Pessoa, Fernanda Régila, Paloma Alves e Maria Elisa Pompeu. Fundado em 2010, o Grupo Teresa, banda mineira de samba e pagode, é formado somente por mulheres, tanto na parte artística, quanto na gestão e produção. O trabalho do Grupo Teresa mescla a tradição de resistência feminina presente nas manifestações de matriz africana com a resiliência e inventividade da juventude no nosso tempo.

No domingo, a casa terá funcionamento com a estreia dos pratos de almoço. A casa vai funcionar com cinco opções de pratos. Entre as delícias do dia está um clássico do cardápio, arroz moiado de carne de panela ou de moqueca de banana da terra, o novo prato da casa, Bôfe Yanã, que propõe uma versão amineirada do clássico boeuf bourguignon, o Angu à mineira, e o PF Yanã, com bife ancho e vinagrete de feijão fradinho.

Já na segunda-feira, dia 12 de junho, a programação traz um funcionamento especial para o Dia dos Namorados. Além do cardápio novo da casa, o Yanã trabalhará com reservas pro dia dos namorados e welcome drink pros casais. Para aflorar o clima romântico que o dia merece, o Espaço Yanã recebe o lançamento do show “Amor é encontro”, da cantora Amandona. A artista mineira independente caminha em carreira solo e também empresta sua voz aos vocais do bloco de carnaval de rua, luta e ocupação Abalô-Caxi. Seu trabalho é marcado por reflexões a partir de suas experiências, sem perder de vista o propósito de dançar e entreter.

SERVIÇO: Reinauguração do Espaço Yanã

Endereço: Avenida Francisco Sales, 127

Funcionamento: De quarta a sexta, das 18h às 00h, aos sábados das 12h às 00h e aos domingos das 12h às 22h.

Dia 8 de junho, quinta-feira

Atrações: Iza Sabino, Débora Ventura, Izabella Figueira, Verônica Zanella e DJ Camis.

Horário de 14h às 23h

Ingressos gratuitos e com lotes a partir de 15,00 na sympla

Dia 9 de junho, sexta-feira

Festa Date com Max Souza, DJ Linguini

Horário de 17h às 00h

Couvert artístico opcional

Dia 10 de junho, sábado

Atração: Samba com Grupo Teresa

Horário de 16h às 00h

Ingressos com lotes a partir de 12,00 na sympla

Dia 11 de junho, domingo

Almoço a partir das 12h

Dia 12 de junho, segunda-feira 

Atração: Amandona 

Especial dia dos namorados

Horário de 18h às 00h

Couvert artístico opcional 

Foto: Ana Gonçalves

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.