Tribunal alemão anula processo contra principal suspeito no caso Maddie

O homem, descrito como um pedófilo reincidente, está atualmente a cumprir uma pena de sete anos de prisão pela violação de uma mulher de 72 anos.

Crime

Ana TOMÁS

O homem, descrito como um pedófilo reincidente, está atualmente a cumprir uma pena de sete anos de prisão pela violação de uma mulher de 72 anos.

O principal suspeito no caso “Maddie” não vai a julgamento este ano na Alemanha, como previsto, por cinco outras violações e agressões sexuais, depois de o tribunal ter decidido retirar-se dos casos.

O alemão Christian B. é suspeito de ter assassinado a menina inglesa que desapareceu a 3 de maio de 2007, na praia da Luz, no Algarve, pouco antes de completar quatro anos de idade. 

O homem, descrito como um pedófilo multi-reincidente, está atualmente a cumprir uma pena de sete anos de prisão na Alemanha pela violação de uma mulher americana de 72 anos. 


Christian Brueckner está detido.

Christian Brueckner está detido.

Foto: AFP

Em Brunswick, no norte do país, foi acusado de cinco outros crimes e delitos sexuais cometidos entre 2000 e 2017, em Portugal.  

Contudo, “o tribunal de Brunswick declarou-se incompetente” nestes cinco casos, segundo refere o organismo numa declaração divulgada esta quinta-feira e citada pela AFP. A justificação apontada foi o facto de o último domicílio conhecido do suspeito não estar sob a sua jurisdição. 

O advogado do suspeito considerou que por esse mesmo facto, a procuradoria de Brunswick deveria ser igualmente dispensada de prosseguir com as investigações em curso sobre o desaparecimento, e a possível morte, de Madeleine McCann (Maddie).

“Tendo em conta a decisão do tribunal, a procuradoria de Brunswick também não é competente no caso ‘Maddie'”, afirmou advogado, Friedrich Fülscher, numa declaração. 

O levantamento das acusações do suspeito para aqueles cinco crimes, devido à decisão judicial, “não tem consequências na sentença de prisão que o suspeito está atualmente a cumprir”, esclareceu o tribunal de Brunswick na mesma declaração. 

Caberá agora a outros procuradores regionais alemães – da jurisdição correspondente à última morada do suspeito – decidir se aceitam os casos abandonados por Brunswick. 


Julia Wandelt (à direita) acredita ser Madeleine McCann (à esquerda), a menina inglesa que desapareceu no Algarve em 2007.

Ao longo do tempo, muitas raparigas disseram ser Maddie, a menina inglesa que desapareceu no Algarve em 2007. A última foi uma jovem polaca. Um caso bizarro, com alguns contornos sórdidos.


Christian B. é considerado o principal suspeito no caso Maddie, tendo a polícia alemã considerado, em 2020, que este a matou. O indivíduo negou sempre qualquer envolvimento no desaparecimento da criança. 

O caso Maddie gerou a uma campanha mediática internacional inédita para a encontrar, com a ser partilhada em todo o mundo. Tudo isso acabou por também originar uma série de pistas erradas e falsos testemunhos e até mesmo histórias de pessoas a afirmarem ser Madeleine McCann, que teria atualmente 20 anos de idade. 

(Com AFP)

O Contacto tem uma nova aplicação móvel de notícias. Descarregue aqui para Android e iOS. Siga-nos no Facebook, Twitter e receba as nossas newsletters diárias.


Notícias relacionadas


Crédito:
Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.