15 curiosidades sobre a vida e carreira de Carmen Miranda

O que é que Carmem Miranda tem? Há exatos 114 anos – em 09 de fevereiro de 1909 –  nascia um dos maiores ícones da história do nosso país: Carmen Miranda. Em sua homenagem, confira 15 curiosidades sobre a multi-artista.

Descubra curiosidades sobre a vida e obra de Carmen Miranda, uma das maiores artistas brasileiras conhecidas mundialmente | Foto: Divulgação.

Carmen Miranda, um ícone brasileiro

Com uma carreira de sucesso na rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão, a cantora, atriz e dançarina é a artista brasileira mais conhecida no mundo inteiro, tornando-se referência da cultura do nosso país no exterior.

Até os dias atuais, nenhum artista brasileiro teve tanta projeção internacional como ela (Anitta tem chegado muito perto deste feito, o que é motivo de orgulho para todos nós!). 

Carmen Miranda contribuiu para o enaltecimento da música e da cultura brasileira no mundo. Ela foi a primeira intérprete do samba a divulgar o gênero em âmbito internacional. 

15 curiosidades sobre a vida e carreira de Carmen Miranda

E, para celebrar a sua vida, trouxemos uma lista com 15 curiosidades sobre Carmen Miranda nesta data especial.

1 – Migrou com a família para o Brasil com menos de um ano de idade

Nascida Maria do Carmo Miranda da Cunha, na cidade Marcos de Canaveses – em Porto, Portugal – ela emigrou com sua família para o Brasil quando tinha menos de um ano de idade (coisa que já estava marcada para acontecer antes mesmo do seu nascimento). 

2 – Carmen é, na verdade, um apelido que ganhou 

Ganhou o apelido de Carmen, em homenagem a uma famosa ópera francesa, de 1875, e nunca mais voltou à cidade onde nasceu, que nomeou um museu municipal com o seu nome. 

3 – Carmen Miranda já sonhava em ser artista desde pequena 

Carmen Miranda já cantava desde sempre. Sonhava em ser artista e estava sempre cantarolando nas lojas em que trabalhava quando adolescente. Em 1928, foi apresentada para o cantor, instrumentista e compositor Josué de Barros, que a levou para trabalhar na Rádio Sociedade Professor Roquete Pinto

4 – Em 1929, gravou sua primeira música

No ano seguinte, a menina luso-brasileira já gravava a sua primeira música, por uma gravadora norte-americana que atuava no Brasil, a Brunswick Records: a canção era Não Vá Simbora, de Josué de Barros.

Logo, a cantora foi apresentada ao diretor da gravadora RCA Victor, que – impressionado com sua bela voz – a convidou para gravar o seu primeiro disco 78 RPM (Rotações Por Minuto). 

5 – A cançãp ‘Taí (Pra Você Gostar de Mim)‘, na voz de Carmen Miranda, tornou-se um sucesso nacional, vendendo mais de 35 mil cópias no ano de lançamento

Em 1930, a cantora gravou a marcha Taí ou Ta-Hi (Pra Você Gostar de Mim), do famoso compositor Joubert de Carvalho, e a canção tornou-se um sucesso nacional, vendendo mais de 35 mil cópias no ano de lançamento, recorde absoluto para a época. A partir de então, Carmen Miranda passou a ser aclamada pela crítica como a principal intérprete de samba dos anos 30 e maior cantora do Brasil. 

6 –  Carmen Miranda foi a primeira cantora de rádio a assinar um contrato de trabalho com uma emissora

Em 1932, Carmen assinou um contrato que durou quatro anos, com a rádio Mayrink Veiga, ganhando um cachê mensal, fato que a tornaria a primeira cantora de rádio a assinar um contrato de trabalho com uma emissora, quando a praxe era o cachê por participação do artista. Ela foi a artista de rádio mais bem paga do país na sua época.  

7 – Carmen Miranda foi convidada para participar dos primeiros filmes sonoros lançados na década de 30

Como era comum para os cantores e cantoras da época, Carmen Miranda, já como uma estrela bem estabelecida na música popular e no rádio, começou a atuar no cinema e foi convidada para participar dos primeiros filmes sonoros lançados na década de 30. 

8 – Carmen foi a grande estrela do filme ‘Alô, Alô, Carnaval’ (1936) por sua icônica interpretação da canção Cantoras do Rádio’

A artista participou de muitas produções cinematográficas brasileiras, como Alô, Alô, Brasil (1935), que a coloca como a figura mais popular do cinema brasileiro, e Alô, Alô, Carnaval (1936), com o qual tornou-se a grande estrela, por sua icônica interpretação da canção Cantoras do Rádio, de Josué De Barros, Lamartine Babo e A. Ribeiro.

9 – O filme carnavalesco ‘Banana da Terra’ a lançou internacionalmente 

Em 1939, o filme carnavalesco Banana da Terra, de Ruy Costa, lançou-a internacionalmente, por conta de sua icônica interpretação da canção O Que É Que a Baiana Tem, de Dorival Caymmi.

Foi então convidada para trabalhar na Broadway e, acompanhada do conjunto vocal Bando da Lua, mudou-se para os Estados Unidos, onde estrelou diversos filmes e peças de teatro de revista, tornando-se muito popular no país.

Carmen e o Bando da Lua durante o intervalo das gravações do filme Springtime in the Rockies (1942) | Foto: Divulgação

10 – Carmen Miranda já chegou a cantar para o presidente dos EUA

Carmen Miranda chegou até a cantar para o presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, na Casa Branca, e foi a primeira artista sul-americana a ter uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 1945, ela foi a artista mais bem paga dos Estados Unidos.

Carmen Miranda registrando suas mãos na calçada da fama do Chinese Theatre. Até hoje é possível visitar seus registros no local | Foto: Divulgação

11 – Ganhou o apelido de ‘Pequena Notável’, de The Brazilian Bombshell (brasileira explosiva) e The Chiquita Banana Girl

Com seu figurino tipicamente tropical e seus característicos chapéus de frutas, ganhou o apelido de Pequena Notável, no Brasil (por conta da baixa estatura e imenso destaque), e de The Brazilian Bombshell (brasileira explosiva) ou The Chiquita Banana Girl, no exterior. 

12 – Gravou mais de 150 discos entre 1929 e 1950

Entre os anos de 1929 e 1950, Carmen Miranda gravou quase 150 discos de 78 RPM. 

13 – Carmen Miranda é considerada a 15ª maior da história da música brasileira

Em 20 anos de carreira, Carmen Miranda deixou sua bela voz registrada em mais de 300 canções. A voz que conquistou o mundo, foi considerada a 15ª maior da história da música brasileira, pela Revista Rolling Stone Brasil,  que também a classificou como a 35.ª maior artista da música brasileira. 

14 – Tem várias canções eternizadas em sua voz

Outras canções eternizadas na voz de Carmen Miranda foram:

  • Tico Tico no Fubá (de Aloysio de Oliveira e Zequinha Abreu);
  • Isso É Lá Com Santo Antônio (de Lamartine Babo e Mário Reis);
  • Chica Chica Boom (de Harry Warren e Mack Gordon);
  • Sonho de Papel (de Alberto Ribeiro);
  • Chiquita Bacana (de João de Barro e Alberto Ribeiro);
  • e E O Mundo Não Se Acabou (de Assis Valente).

15 – Carmen Miranda morreu aos 46 anos

Carmen Miranda nos deixou muito cedo, aos 46 anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante, mas ficou para sempre marcada na nossa memória popular e na nossa história.

As críticas e a canção Disseram ‘Que Voltei Americanizada’

Você quer saber mais sobre a história incrível dessa artista tão importante para o Brasil?

Inclusive sobre as críticas que ela recebeu de brasileiros que a acusavam de expor uma visão caricata e estereotipada do Brasil, e como Carmen Miranda respondia a isso, dizendo ter muito orgulho de exaltar o seu país e lançando o icônico samba Disseram Que Voltei Americanizada, composto especialmente para ela por Vicente Paiva e Luiz Peixoto

Ou também quer entender um pouco mais sobre a morte precoce da artista, que desde muito cedo fez uso de barbitúricos para aguentar a agenda exaustiva de trabalho e as cobranças que sentia?

Então escute o Acervo MPB Carmen Miranda. Nossa série de áudio-biografias original Novabrasil traz um episódio completíssimo, contando tudo sobre a vida e a obra da Pequena Notável. 

Cena do documentário ‘Carmen Miranda – Banana is my business’ (1995), de Helena Solberg; na foto, a atriz e cantora aparece em cena do longa ‘The gang’s all here’ (1943) | Foto: Divulgação

Lá você também conhece todas as homenagens póstumas e obras audiovisuais produzidas e na literatura sobre a história da artista.

É impossível pensar em Brasil e não pensar em Carmen Miranda. Viva este grande ícone da nossa cultura!

 


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.